Em junho, Formação de Professores atinge 600 educadores capacitados

No mês de junho, o Cemig nas Escolas realizou a 25ª e a 26ª turma da Formação de Professores, capacitando somadas 49 educadores de escolas públicas de Minas Gerais na temática da eficiência energética. Com esses números, o projeto educacional beneficiou 604 pessoas desde o início de sua atuação.
Após a participação no curso, esses profissionais conseguem transmitir, de forma técnica e lúdica em sala de aula, todos os conhecimentos que foram adquiridos. Consequentemente, os alunos e toda a comunidade escolar são influenciados a terem hábitos mais sustentáveis relacionados ao uso da energia elétrica.
A formação é dividida em três etapas e conduzida por tutores especialistas que estão disponíveis para auxiliar e tirar dúvidas durante a jornada. A primeira fase é o webinar de abertura, no qual os inscritos conhecem as informações principais informações da capacitação e o site em que os conteúdos estão inseridos.
Após isso, de forma assíncrona, todos os participantes utilizam a plataforma “Energia que Transforma” para ter acesso aos conteúdos e materiais sobre eficiência energética. Ao fim, é marcado um encontro virtual de encerramento, no qual os professores discutem tudo o que puderam aprender e de quais formas esse conhecimento pode ser compartilhado no ambiente escolar.
Para Gilmar Ribeiro, um dos tutores da Formação de Professores do Cemig nas Escolas, ter conhecimento sobre eficiência energética é de fundamental importância para que as pessoas possam preservar sua qualidade de vida no futuro.
“Como a energia não é um insumo inesgotável e tem um grande custo de implantação, de manutenção, de operação e ambiental, é necessário que toda a sociedade tome consciência de como usar a energia de forma racional, preservando a qualidade de vida sem desperdício. Portanto, a Formação de Professores tem como objetivo levar esses conhecimentos para o ambiente escolar, de forma a termos no futuro uma sociedade responsável com relação ao uso da energia elétrica”.