Formação capacita 88 educadores em eficiência energética no mês de setembro
No mês de setembro, em duas turmas diferentes, 88 educadores de escolas públicas de Minas Gerais foram capacitados no tema da eficiência energética pela Formação de Professores do Cemig nas Escolas. Essa é uma das três frente do projeto educacional, na qual os participantes têm acesso a conhecimentos mais aprofundados sobre o tema abordado.
Através desse processo, esses profissionais conseguem difundir em sala de aula, de forma adequada, informações relevantes que foram aprendidas. Consequentemente, os alunos e a comunidade escolar podem ter atitudes mais conscientes relacionados ao uso da energia elétrica durante o cotidiano.
A formação é dividida em três fases e ministrada por dois orientadores que detém conhecimento necessário sobre eficiência energética. A primeira etapa é o Webinar de lançamento, no qual os inscritos na capacitação são apresentados ao formato de ensino e à plataforma em que os conteúdos estão inseridos.
Na sequência os educadores consomem, de forma assíncrona e com orientação dos tutores, os conceitos através do site “Energia que Transforma”, com sua metodologia desenvolvida pelo PROCEL em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Após esse período, é realizado um encontro virtual para encerrar a capacitação, em que os professores discutem o que aprenderam e de quais maneiras será possível levar essas informações sobre consumo consciente às escolas onde atuam.
Para Gilmar Ribeiro, um dos orientadores da Formação de Professores, a comunidade escolar ter acesso a um conhecimento mais específico sobre conceitos de eficiência energética traz alguns benefícios:
“Todas as informações adquiridas no curso servirão para toda a comunidade escolar, pois os conhecimentos sobre conservação e o uso eficiente da energia perpassam de forma interdisciplinar e, dessa forma, todos aprendem como utilizar a energia elétrica de forma racional e consciente. Isso acontece dentro das escolas e, também, nas casas de quem é envolvido nesse processo de aprendizagem”.